sábado, 22 de setembro de 2012

Lean Coffee #4 - Setembro 2012

Quarto Lean Coffee SP - Setembro de 2012

Realizamos o quarto Lean Coffee São Paulo no  sábado, dia 15/09/2012.

Alguns assuntos que discutimos:


Medidas de produtividade individual - Como  premiar o esforço extra sem perturbar o coletivo
Todos já vimos no esporte a utilização de métricas individuais. Determinado jogador fez tantos passes corretos, ou fez uma quantidade X de desarmes e por aí vai. Discutimos se é possível e desejável ter algo análogo a isso no desenvolvimento de software, afinal, se por um lado é o desempenho do time todo que interessa, por outro há pessoas que realmente se sobressaem em vários aspectos.

Fluxo puxado no Scrum
A discussão foi se o Scrum, assim como o Kanban, também seria um sistema puxado. A conclusão geral foi de que sim, com a maior diferença em relação ao tamanho do lote que é puxado. Enquanto no Kanban o lote é um item, no Scrum são todos os itens que caberiam em uma iteração (Sprint).


Case: Fábrica de Migrações
A Fábrica de Migrações é um projeto na Abril cujo objetivo é migrar para a nova plataforma Alexandria alguns sites que se adequem a um escopo bastante padronizado. O centro da discussão foi sobre complexidade, se todo desenvolvimento de software pode ser classificado como complexo e, uma vez definido que nem todo desenvolvimento de software é necessariamente inserido na complexidade, se podemos aplicar as estratégias mais adequadas.

Jiro Dreams of Sushi
Este filme mostra de uma maneira muito interessante a cultura Kaizen entre os japoneses. Jiro, um sushi man, começou a fazer sushis desde criança e nunca parou de melhorar a maneira de fazê-los. Ele criou uma rede de confiança com seus fornecedores semelhante ao que a Toyota faz.


Melhorando a previsibilidade das entregas
Discutimos a passagem de um projeto de Scrum para Kanban e como manter a previsibilidade. Foi levantado um caso em que houve problemas ao fazer essa mudança: por alguma razão, extrapolar as métricas obtidas ao longo do tempo com o Scrum pareceu não funcionar. Algumas hipóteses foram levantadas, como se os tamanhos das filas estavam sendo controlado, qual era a disciplina de fila aplicada etc.


Vejam as fotos do encontro.

Obrigado também a todos que participaram do evento, afinal foram vocês que o fizeram possível. Parabéns a todos!

O próximo LeanCoffeeSP está programado para dia 20/10/12, no mesmo horário e local (rua Sumidouro, 555, perto do metrô Pinheiros, das 9:30 às 11:00, na padaria Velmont)

Sejam sempre muito bem-vindos!

Nossa hashtag: #LeanCoffeeSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário