sábado, 21 de julho de 2012

LeanCoffeeSP #2 - Julho/12



Segundo Lean Coffee SP - Julho de 2012
Nesse sábado (21/07/2012) aconteceu o segundo Lean Coffee São Paulo.

Tivemos algums assuntos bem interessantes como:

Tribalismo e a gestão de mudanças
Somos inerentemente tendentes a ter comportamento tribal, a nos sentir parte de um grupo e defendê-lo. Acontece que às vezes isso se sobrepõe a nossa razão e pode ser prejudicial para o sistema como um todo. Discutimos como tirar o melhor proveito deste comportamento humano.

Feedback
Foram compartilhadas práticas muito úteis de feedback interpessoal, como, entre outras, o feed forward: A pessoa diz o que quer melhorar, e os outros contribuem com sugestões de como fazer isto.

Lean no dia-a-dia (feijão com arroz)
Conversamos sobre as filosofias Lean e Agile, e sobre diversas implementações da segunda, como Scrum, XP, FDD etc, e como manifestação da primeira o método Kanban. Entramos no mérito do que é e como funciona o Kanban, especialmente aplicado sobre as metodologias/frameworks ágeis.

Até onde vai a Confiança? 
Conversamos sobre auto-organização, dreyfus maturity model, como agir com equipes/pessoas com baixa maturidade etc.

Kanban não só para desenvolvimento de software
Discutimos o fato do método Kanban ser agnóstico do produto a ser desenvolvido, do segmento de negócio, da metodologia utilizada etc.

Metodologias no quadro físico ou na Web
Foram discutidas as vantagens de sistemas virtuais como a facilidade de obtenção de métricas etc, assim como a dos quadros físicos como ser lúdico, sempre visível etc

Vejam as fotos.

Obrigado também a todos que participaram do evento, afinal foram vocês que o fizeram possível. Parabéns a todos!

O próximo LeanCoffeeSP está programado para dia 18/08/12, no mesmo horário e local (rua Sumidouro, 555, perto do metrô Pinheiros, das 9:30 às 11:00, na padaria Velmont)

Sejam sempre muito bem-vindos!

Nossa hashtag: #LeanCoffeeSP

3 comentários:

  1. Boa noite!

    Adorei a iniciativa do Lean Coffee SP, sou CSM, PMP e gosto muito de todos os assuntos relacionados à metodologias ágeis e Lean.
    Gostaria muito de participar do próximo evento. Tenho um colega que também se interessa, e gostaria de participar. Como fazemos para "agendar" nossa participação no próximo evento?

    Um abraço,


    Rafael Zanini

    ResponderExcluir
  2. Rafael,

    O próximo Lean Coffee será dia 18/08, e não é preciso agendar, basta vir tomar um café conosco e trazer suas experiências e conhecimentos sobre Lean, Agile e quaisquer outros assuntos relacionados.

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael. O LeanCoffee é um encontro bem informal (por isso a padaria) de entusiastas e interessados nos assuntos Lean (e Agile). Para participar é só aparecer :)
    Fique ligado na conta do twitter (@leancoffeesp) ou na página do facebook para ficar por dentro das últimas novidades

    ResponderExcluir