sábado, 26 de maio de 2012

Lean Coffee São Paulo - Convite para o primeiro encontro

Lean Coffee de Seattle
http://contextdrivenagility.com
Você fica entusiasmado sobre limitar o trabalho em progresso (WIP) ou sobre equipes auto-organizadas? Você gostaria de encontrar com outros como você e aprender ainda mais sobre Lean?

Então junte-se a nós para uma visão multidisciplinar sobre todas as coisas Lean, Kanban, Six Sigma, TPS e até Personal Kanban.

O evento é de graça. Faça sua inscrição deixando um comentário neste post para que possamos reservar um número adequado de mesas.

Estamos preparando o primeiro Lean Coffee de São Paulo, inspirado no Seattle Lean Coffee.

Você deveria vir se:

  • Já ouviu falar de Lean e quer saber mais
  • Está tentando implementar o pensamento Lean na sua empresa e quer discutir alguns conselhos e dicas
  • Sabe muito sobre Lean e quer compartilhar seu conhecimento e saber o que os outros estão fazendo
  • Quer encontrar emprego ou achar alguém para contratar com background Lean
  • Gosta de café e de conversas interessantes


Como funciona:

Normalmente um moderador, munido de post-its e pincéis atômicos, cria um quadro Kanban na própria mesa, com as colunas ready, doing e done.

No início do evento, cada participante anota o que quer discutir em um post-it e cola-o na coluna ready. Uma vez que o backlog tenha sido preenchido, cada um descreve seu tópico em uma frase ou duas e a partir daí, quando todos tiverem falado, acontece uma votação.

Na votação, cada um marca o tópico que interessar mais, o limite são dois votos por pessoa, e menos de 5 minutos após começarmos, temos um backlog priorizado.

Neste momento, puxamos o tópico mais votado para coluna doing e começamos a discussão (alguém fica responsável por controlar o timebox de 8 minutos). Terminado o tempo, fazemos uma "votação romana", ou seja, utilizamos o polegar para indicar se queremos continuar ou não a discussão. Polegar para cima significa que a conversa está legal e queremos continuar a discutir sobre o assunto, polegar de lado, quer dizer indifereça e polegar para baixo significa o desejo de começar a discussão do próximo tópico. Caso a maioria deseje continuar ou esteja indiferente, é feita uma nova rodada com o timebox de 4 minutos (ou menos, dependendo do resultado da votação). Isto se repete até que haja a decisão de mudar de tópico. Quando isto acontece, movemos o post-it para a coluna done.

Uma vez que o relógio mostre 11h, lembramos a todos que não há compromisso algum em terminar no horário e podemos continuar as discussões ou terminar o Lean Coffee do dia.

Assim que decidimos pelo fim do evento (mais uma votação romana), nós queremos feedback. Chamamos de voto R.O.T.I. (return on time invested). Todos levantam as mãos mostrando de 1 a 5 dedos. 5 significa que você não imagina ter gasto os últimos 90 minutos de nenhuma forma melhor, 3 ainda é bom e 1, bem, 1 significa exatamente o que você está pensando. É pedido a qualquer um que tenha dado 1 ou 2 para que compartilhe com os demais o que poderia ter sido feito melhor como um grupo. O objetivo é que possamos ter uma experiência melhor no próximo encontro.

Como este será nosso primeiro encontro, ainda não sabemos ao certo como funcionará, em Seattle, os participantes são das mais variadas áreas de negócio. Engenheiros de Software, Gerentes de Projeto, gente da indústria, da saúde e da alta tecnologia tem participado.

Relembrando: Você está convidado a participar. É de graça, só pedimos que você deixe um comentário dizendo que pretende comparecer, para que possamos reservar uma quantidade adequada de mesas no local.

Onde e Quando:


O encontro será dia 16/06/2012, em um sábado, na rua Sumidouro, 555, perto do metrô Pinheiros.
O horário será das 9:30 às 11:00.

(baseado no post de Adam Yuret - Seattle Lean Coffee Could be Anywhere)

30 comentários:

  1. Precisa se inscrever?
    Quanto custa?

    ResponderExcluir
  2. O evento é grátis (vc só paga o que consumir, se consumir ;-)

    Peço apenas que as pessoas deixem um comentário neste post dizendo que desejam comparecer, para que possamos reservar um número mais ou menos adequado de mesas no local.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou, so notifiquem na semana para eveitar esquecimentos por favor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Badô, tentarei notificar a todos (qdo houver forma de contato)

      Excluir
  4. Eu vou.

    Gostei da idéida do Lean, já tinha feito em direção no meu trabalho anterior. Até lá.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de participar deste encontro.

    ResponderExcluir
  6. Excelente iniciativa dos organizadores, pretendo participar também!!!

    ResponderExcluir
  7. Sim, Klifton, está confirmado. Provavelmente estarei lá um pouco antes das 9h30.

    Até amanhã.

    ResponderExcluir